- 9
Prefeito de Tanguá pede reabertura do pronto-socorro do Darcy Vargas
POR MARCO SPEZIALI
O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, anunciou hoje (13/12) que irá sensibilizar as autoridades regionais para a necessidade da reabertura imediata do pronto-socorro do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito. A instituição, com um histórico significativo de serviços prestados a Tanguá e municípios vizinhos, anunciou ontem (12/12) o fechamento da emergência devido à falta de recursos.
Aumento na demanda de atendimentos preocupa autoridades
Segundo Rodrigo, o Hospital Dermerval Garcia de Freitas, em Tanguá, já registrou um aumento no número de atendimentos e poderá enfrentar ainda mais pressão com o encerramento das atividades do pronto-socorro regional. Dados da Prefeitura de Tanguá revelam que, dos 56.362 atendimentos realizados na unidade municipal, 33% foram destinados a pacientes de Rio Bonito e de outras cidades vizinhas.
“Estou solicitando audiências com o secretário estadual de Saúde, parlamentares da região e o governador Cláudio Castro para, juntos, buscarmos uma solução. Graças ao equilíbrio das contas públicas de Tanguá, temos condições de arcar com despesas extras sem comprometer o calendário de pagamento de salários, que sempre foi cumprido rigorosamente. Faremos o possível para acolher e cuidar dos tanguaenses e também dos riobonitenses, mas precisamos de suporte adicional para atender a essa nova demanda”, destacou o prefeito.
Medidas emergenciais para reforçar a saúde municipal
Rodrigo também determinou à Secretaria Municipal de Saúde que adote medidas emergenciais para reforçar a estrutura do hospital local. As ações incluem a ampliação do quadro de profissionais e a suspensão temporária de férias ou licenças que possam comprometer os serviços essenciais.
O prefeito reafirmou seu compromisso em garantir qualidade no atendimento de saúde, destacando que a união entre os municípios e o Estado será fundamental para superar esse desafio.