Dia D de Vacinação contra a Influenza em Niterói

Dia D de Vacinação contra a Influenza em Niterói

Neste sábado (13), a Prefeitura de Niterói realizará o Dia D de mobilização e intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Serão contemplados grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas até 45 dias após o parto; e professores do ensino básico e superior. Os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, com entrada até às 16h30. Já o novo ponto do Mercado Municipal terá o funcionamento das 10h às 19h. A campanha segue até o dia 31 de maio.

Importância da Vacinação

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, reforça sobre a importância da população comparecer aos postos de saúde para receber a dose da vacina.

“É fundamental que a população compareça a um ponto de vacinação e que os responsáveis levem as crianças para receberem a vacina. O Dia D é mais uma oportunidade de se proteger contra a influenza e evitar casos graves da doença”, afirmou Anamaria.

Grupos Alvo

A Campanha Nacional contra a Influenza contempla diversos grupos prioritários, incluindo:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Trabalhador da Saúde
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores do ensino básico e superior
  • Povos indígenas
  • Quilombolas
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade

Informações Adicionais

A vacinação também é recomendada para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade. Além disso, é importante consultar os locais de vacinação e os documentos necessários.

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.

Locais da Vacinação

Confira os locais de vacinação em Niterói:

  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço

E também nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades do Programa Médico de Família em diversos bairros da cidade.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Leia mais

VÍDEO: Flagrante de Vandalismo na Pedra da Baleia em Niterói

VÍDEO: Flagrante de Vandalismo na Pedra da Baleia em…

Pichadores foram flagrados cometendo vandalismo na famosa Pedra da Baleia em Niterói, gerando indignação entre os moradores locais. O ato, registrado…
Porto Alegre corre risco de novas enchentes

Porto Alegre corre risco de novas enchentes

Porto Alegre está novamente em alerta devido às fortes chuvas, o que levanta preocupações sobre o risco de novas enchentes. A…
Dia Mundial Sem Carro: MetrôRio Lança Calculadora de Emissão de Gases de Efeito Estufa

Dia Mundial Sem Carro: MetrôRio Lança Calculadora de Emissão…

No Dia Mundial Sem Carro, o MetrôRio apresentou uma nova ferramenta em parceria com a WayCarbon, com o objetivo de incentivar…