- 50
Seconci-Rio comemora 35 anos transformando vidas
Aos pés do Cristo Redentor, a diretoria do Seconci-Rio, acompanhada de empresários, trabalhadores da construção, empresas parceiras e colaboradores da instituição, celebra mais de três décadas de atenção aos trabalhadores da construção.
Os 35 anos do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) serão marcados por uma celebração no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no dia 1º de maio (quarta-feira), às 20h. Mas a grande comemoração acontece no dia a dia da Instituição.
Ao longo das últimas três décadas, o Seconci-Rio vem transformando vidas com ações de relevância na área da saúde, segurança, qualificação e cidadania, destinadas aos trabalhadores da construção civil.
Para o presidente da instituição, Rodrigo Cavalheiro, todo esse trabalho significativo só acontece porque as empresas do setor apoiaram a iniciativa e entenderam a necessária missão de valorização da mão-de-obra empregada nos canteiros. “São essas empresas que mantêm essa missão viva e pujante.
Não apenas demonstram um compromisso com a responsabilidade social, mas também compreendem que trabalhadores saudáveis e felizes são mais produtivos”, destaca. E, como o trabalho é muito dinâmico, Cavalheiro revela que já pensam em abrir novas frentes que proporcionem um setor da construção cada vez mais saudável.
No balanço social desses 35 anos, são mais de 8 milhões de atendimentos seja odontológico, consultas médicas, procedimentos de enfermagem, serviço social, promoção à saúde, educação e cidadania, cultura e lazer, segurança do trabalho, medicina do trabalho, ótica e farmácia.
Com o repasse de 1% sobre o total da folha de pagamento das empresas do setor é que tem sido possível investir em um portfólio de serviços cada vez mais amplo, que a instituição oferece hoje.
O início de tudo
A iniciativa de erguer o primeiro arcabouço social com o apoio das empresas da construção, a partir da colocação de um tijolinho, o da responsabilidade social, aconteceu
em novembro de 1988. Sentindo a importância de adotar ações pontuais em prol da saúde e da segurança dos seus trabalhadores, com o consequente resgate da cidadania dessas pessoas, um grupo de empresários decidiu “sair em campo” e adotar as tratativas necessárias para que o projeto se consolidasse. Em Assembleia Geral realizada no dia 24 de novembro daquele ano, nascia o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio).
Liderados pelo engenheiro Luiz Chor, responsável pela fundação, e outros nomes de igual importância, como Jacob Steinberg, Antônio Carlos Mendes Gomes e Mario Klinger, o grupo partiu para a ação. Afinal, para ser um agente transformador da indústria da construção seria preciso reunir parceiros proativos e que comungassem dos mesmos ideais dos fundadores.
Além disso, era preciso que essas empresas também fossem movidas pelo desejo de buscar o cumprimento dos seus deveres sociais.
Apesar dos altos e baixos enfrentados pela indústria da construção em todos esses anos de atuação, o Seconci-Rio tem seguido firme no seu propósito de promover o desenvolvimento e a valorização de uma classe.
Dessa forma, ele tem sido reconhecido como sinônimo de uma entidade ativa e fortalecida que prima pela qualidade de vida dos trabalhadores e pelo fortalecimento da responsabilidade social corporativa no setor.
Uma noite de comemorações
O presidente e toda a diretoria do Seconci-Rio desejam garantir uma experiência inesquecível aos 220 convidados, que estarão no Santuário Cristo Redentor, aos pés do monumento que é considerado um patrimônio da Humanidade.
Os convidados serão recebidos com música, ao som de violinos e saxofone, além de um coquetel de boas-vindas. Em seguida, será realizada uma Bênção à instituição e aos empresários, trabalhadores das empresas, funcionários do Seconci-Rio, parceiros institucionais e fornecedores.
A exibição de um vídeo com o depoimento de várias vidas que foram impactadas positivamente com as ações sociais do Seconci-Rio demonstrará, brevemente, a relevância desses 35 anos de atuação. O ponto alto das comemorações será a iluminação
do monumento ao Cristo Redentor em laranja, símbolo da cor do Seconci-Rio, realçando os 35 anos de fundação da instituição.
SERVIÇO:
Celebração e iluminação do monumento ao Cristo Redentor em laranja pelos 35 anos do Seconci-Rio
Data: 1º de maio de 2024
Horário: 20h