- 44
Japeri implementa Programa Escola em Tempo Integral
Alunos passam oito horas por dia na escola, tendo cinco refeições e acesso a oficinas artísticas, literárias, esportivas, motoras, pedagógicas com reforço de português e matemática, higiene física e mental e de meio ambiente.
Adesão ao Programa e Benefícios na Rede de Ensino de Japeri
As crianças da rede municipal de ensino de Japeri agora têm mais um motivo para comemorar. A Prefeitura de Japeri aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral, instituído pelo Governo Federal, através do Plano Nacional de Educação (PNE), como projeto piloto nas escolas EMEI Prof. Marco A. Félix Pereira e Escola Municipal Vereador Paulo Félix Saudade. O programa visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
Os alunos passam oito horas por dia na escola, tendo cinco refeições e acesso a oficinas no contraturno, sendo elas artísticas, literárias, esportivas, motoras, pedagógicas com reforço de português e matemática, higiene física e mental e de meio ambiente. Na EMEI Prof. Marco A. Félix Pereira, há oito oficineiros trabalhando com crianças do berçário ao maternal III. Já na Escola Municipal Vereador Paulo Félix Saudade, conta-se com nove oficineiros para as turmas do pré-escolar ao 5º ano.
Depoimentos e Impacto nas Escolas de Japeri
O Programa Escola em Tempo Integral tem como Coordenadora a Servidora Angélica Aguiar, que faz um acompanhamento diário desse projeto piloto nas duas escolas, e está muito emocionada e entusiasmada com o início desse projeto na rede municipal de Japeri.
“Já me emocionei muito ao saber que essas crianças estarão na escola o dia todo, se alimentando, aprendendo atividades, despertando a curiosidade e o interesse em vários temas”, disse Angélica.
Na Escola Municipal Vereador Paulo Félix Saudade, a Gestora da Unidade, Gisele Rodrigues e a Subgestora Renata Reis avaliam o programa como importante para aumentar a qualidade da educação e frisam que esse momento de adaptação tem sido muito estimulante para as crianças e para o corpo docente da escola.
- “Os estudantes estão se acostumando com essa nova rotina de desenvolvimento escolar. Os pais entenderam a importância do horário integral, pois aqui eles sabem que os filhos estão bem cuidados, tendo alimentação de qualidade, aprendendo novas atividades e melhorando a interação social”, pontuou a gestora Gisele.
Oficinas e Desenvolvimento Infantil
Para os alunos, as oficinas têm sido de grande valia. Entre elas, a oficina de música tem despertado curiosidade e chamado bastante atenção. A oficineira, Elisa Damião, professora de música, salientou que a oficina musical é de extrema relevância para a formação das crianças, pois desenvolve diversas áreas dos pequenos, desde o metabolismo, com a melhora da coordenação motora, até o aprendizado de matemática através dos tons, melodias e notas.
“Nesta oficina, as crianças desenvolvem uma nova forma de se expressar, aprendendo os elementos fundamentais da música, em quantas partes ela se divide: melodia, harmonia e ritmo; as propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre); as notas musicais, conhecendo instrumentos. Assim, acabam tendo mais concentração para aprender outras disciplinas”, disse a oficineira.
Reforço Escolar em Português e Matemática
Em uma sala com estantes recheadas de livros, a professora de literatura da Escola Municipal Vereador Paulo Félix Saudade, Márcia Rangel, contava histórias para os alunos do 4º ano, na oficina literária.
“Aqui não só conto histórias. Eu consigo monitorar o nível da leitura dos alunos, buscando aumentar o conhecimento, ajudar na leitura e descobrir suas dificuldades. Por isso é importante esse horário integral, pois aqui eu tenho o tempo necessário para entender a situação de cada um”, frisou a professora.
Em outro espaço, envolvida com os números e as formas geométricas, Roberta Marinho Rodrigues, oficineira de matemática, relatou a relevância dos alunos aprenderem se divertindo.
“Muitas crianças têm dificuldades com a matemática e acabam se afastando da disciplina. Aqui na oficina, aprendem de forma lúdica, brincando. Assim, aprendem muito mais, porque os alunos são curiosos nas atividades e se esforçam muito”, explicou Roberta.
#Educação #Japeri #EscolaEmTempoIntegral