- 41
Aldeia Mata Verde Bonita é a campeã dos editais

Por Marco Speziali
A Aldeia Mata Verde Bonita, situada em São José do Imbassaí, em Maricá, se destacou em uma reunião realizada ontem (11/02) entre a diretoria do Instituto Terra do Saber e o subsecretário de Cultura e Utopia de Maricá, Luiz Carlos. O encontro, que contou com a presença de lideranças indígenas, teve como foco os projetos vencedores do Edital Aldir Blanc estadual.
Anderson Terra, CEO do Instituto Terra do Saber, destacou que a Aldeia Mata Verde Bonita se tornou a maior vencedora de editais do país. “Essa conquista é fruto de uma parceria e confiança que persistem há três anos. Fizemos tudo dentro da responsabilidade e do respeito aos preceitos culturais Guarany Mybia. Só tenho a agradecer a amabilidade e o aprendizado que me foi concebido”, disse Terra, enfatizando a importância do respeito às tradições locais.
A aldeia já conquistou 21 prêmios no estado, consolidando-se como uma referência em projetos culturais. Além disso, em 2024, o Coral Musical da Aldeia conquistou o primeiro lugar nacional da Funarte, levando a cultura Guarany para além das fronteiras do estado e criando novas oportunidades para os povos indígenas.
Parceria fortalece cultura indígena e impulsiona criação de Centro Cultural em Maricá

Tupã Darcy Nunes, uma das lideranças da aldeia, expressou otimismo em relação ao futuro. “Agora podemos tirar do papel a ideia da criação de um grande Centro Cultural, onde poderemos mostrar nossa ancestralidade”, disse Nunes, reconhecendo a importância da parceria com o Instituto Terra do Saber. Ele também fez questão de agradecer ao prefeito Quaquá, ressaltando que “sem ele, nada disso seria possível. A nossa vinda para Maricá nos fez encontrar o caminho do Instituto Terra do Saber.”
O subsecretário Luiz Carlos reafirmou o compromisso da prefeitura em fortalecer a parceria com as instituições envolvidas, anunciando que novos projetos serão implementados. “Estamos aqui para apoiar e garantir que a cultura indígena tenha o espaço que merece. Essa parceria será ainda maior.
É desejo do nosso secretário Sadi Bianchi incentivar as atividades na aldeia, transformando o local em verdadeiro ponto de cultura em Maricá”, declarou.
Fortalecimento cultural e igualdade: avanços e reconhecimento dos direitos indígenas
Anderson Terra destacou também o trabalho realizado pela Secretária Estadual de Cultura e Economia Solidária, Daniele Barros, que intensificou o olhar às comunidades periféricas dando oportunidades iguais à uma classe que antes vivia em estado de abandono com seus direitos vilipendiados por falsas promessas.

“Nunca houve tantas oportunidades e igualdade de condição. As cotas hoje representam a oportunidade há muito aguardado por todos. Os direitos se tornaram amplos e igualitários. E a Aldeia Mata Verde Bonita não apenas se destaca como um exemplo de resistência e valorização cultural, mas também como um farol de esperança para o fortalecimento e reconhecimento dos direitos dos povos indígenas no Brasil”, pontuou Anderson Terra.
Estiveram presentes na reunião Simone Tessis, Rafael Souza e Marco Speziali, todos pertencentes ao quadro do Instituto Terra do Saber. Sady Bianchi, secretário de Cultura e Utopia de Maricá, não pode comparecer por estar cumprindo uma agenda em Brasília.
Por Marco Speziali