• 4

Cidade Provisória para Desabrigados por Enchentes no RS

Cidade Provisória para Desabrigados por Enchentes no RS

Nesta quinta-feira (4), o governo do Rio Grande do Sul inaugura a primeira das cidades provisórias destinadas a abrigar desabrigados pelas enchentes recentes no estado.

Infraestrutura do Centro Humanitário de Acolhimento em Canoas

O Centro Humanitário de Acolhimento (CHA) está localizado em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e terá capacidade para acomodar até 630 pessoas em 126 casas modulares.

Essas unidades são equipadas com beliches, cama de casal e berços, adaptando-se às necessidades de cada família.

A infraestrutura do CHA inclui banheiros, refeitório, lavanderia coletiva, berçário, fraldário, posto médico com policiamento 24h, ambientes multiuso e espaços para crianças e animais de estimação.

As casas modulares, doadas pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), foram montadas com auxílio do Exército Brasileiro e possuem 17 metros quadrados cada.

Logística e Serviços Disponíveis

O espaço ocupado pelo centro abrange 30 mil metros quadrados e foi preparado em um mês, iniciando as obras em 4 de junho.

Uma linha de ônibus será dedicada ao transporte dos moradores, enquanto o passe livre na rede municipal de Canoas continua em vigor.

As famílias acolhidas no CHA provêm de três abrigos temporários e são selecionadas com base em critérios como famílias monoparentais, presença de idosos, pessoas com deficiência (PcD), gestantes, e indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA). Essas medidas visam garantir o acolhimento adequado às famílias mais vulneráveis da região.

Leia mais