- 14
Convênio para uso da bicicleta em Niterói
A Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmaram, nesta terça-feira (26), no Solar do Jambeiro, um convênio de cooperação técnica voltado para a mobilidade urbana por bicicleta nos campi e arredores das instalações da universidade.
O acordo marca o início de uma colaboração inovadora para promover e qualificar a mobilidade por bicicleta como uma ferramenta essencial para a sustentabilidade, inclusão social, geração de renda e acesso facilitado à cidade e à universidade.
Detalhes do Convênio
- Parceiros: Prefeitura de Niterói e Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Objetivo: Promover a mobilidade urbana por bicicleta nos campi e arredores da UFF
- Atividades Propostas:
- Diagnósticos e planejamentos para incentivar o uso de bicicletas pela comunidade acadêmica
- Produção e análise de informações sobre o uso da bicicleta por estudantes
- Mapeamento da demanda de paraciclos, bicicletários e estações de bicicletas compartilhadas
- Realização de um congresso científico voltado para o tema da bicicleta
O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que essa parceria contribuirá para tornar Niterói uma cidade ainda mais amiga da bicicleta, proporcionando maior mobilidade e segurança para os ciclistas.
“Niterói tem total vocação para o ciclismo, para a opção da mobilidade ativa. Temos várias frentes de cooperação com a UFF. Essa parceria específica com a universidade vai permitir que estudantes, professores e profissionais que trabalham nos diversos campi da universidade em Niterói possam fazer parte da construção do sistema cicloviário do município.” – Axel Grael, Prefeito de Niterói
O convênio também visa integrar as políticas públicas municipais para a ampliação da mobilidade com bicicleta com as ações institucionais da UFF, facilitando a mobilidade, promovendo a sustentabilidade e incentivando a atividade física.
Para mais informações, o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, reforçou o compromisso de fortalecer a política cicloviária do município, buscando atrair novos usuários e melhorar a infraestrutura para os ciclistas.