Defesa Civil de Belford Roxo abre cadastro para voluntários

Defesa Civil de Belford Roxo abre cadastro para voluntários

As últimas enchentes no Rio Grande do Sul chamaram a atenção de vários municípios pelo país. Em Belford Roxo, a Secretaria Municipal de Defesa Civil abriu inscrições para voluntários. O objetivo é atuar na cidade em caso de desastres ambientais como os das últimas chuvas de janeiro e fevereiro, que afetaram mais de 30 mil pessoas e deixaram um rastro de destruição.

Como se inscrever como voluntário

Com o lema: “Salve vidas, seja voluntário na Defesa Civil”, a iniciativa busca sensibilizar as pessoas para aumentarem o número de voluntários na cidade. Para se inscrever, clique no link e preencha o cadastro com nome, gênero, email, número do celular, endereço, data de nascimento e, em um breve texto, relate se possui alguma experiência em busca de salvamento e ações de Defesa Civil. Em seguida, leia o artigo 1º da lei 9.608/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário, e escreva “sim” ou “não” abaixo do texto.

Cursos e treinamentos oferecidos

Os inscritos terão acesso a cursos presenciais e on-line de primeiros socorros e de busca e salvamento. A previsão é que as aulas comecem em junho. “Temos que nos preparar sempre, pois as mudanças climáticas são constantes”, disse Cristiano Nogueira, secretário municipal de Defesa Civil. Ele destacou que a união das pessoas no Rio Grande do Sul tem conseguido salvar muitas vidas, e a mesma estratégia pode ser aplicada em Belford Roxo.

Para reforçar a atuação, a Defesa Civil de Belford Roxo conta com 150 servidores e duas bases do Núcleo de Proteção Comunitário, localizadas nos bairros Babi e Parque São José. Essas bases são essenciais para agilizar o atendimento em diversos casos de emergência.

  • Inscrição: Clique no link e preencha o cadastro.
  • Cursos: Primeiros socorros e busca e salvamento (presenciais e on-line).
  • Início das aulas: Previsto para junho.
  • Bases de atendimento: Babi e Parque São José.

O secretário Cristiano Nogueira destacou a importância dos núcleos para agilizar o atendimento em diversos casos. “Precisamos de muitos voluntários, pois constantemente temos chuvas e desastres naturais. Contamos com o apoio da população para se cadastrar e ajudar a Defesa Civil, pois o trabalho é constante”, finalizou Cristiano, destacando que os bairros mais afetados pelas últimas enchentes foram Babi, Cantão, Itaipu, Santa Maria, Parque Amorim, Vale do Ipê e Heliópolis.

Os interessados em contribuir podem acessar o link e seguir os passos indicados para o cadastro. A atuação voluntária é amparada por lei, garantindo que as atividades sejam realizadas de forma organizada e eficaz. A união da comunidade é fundamental para enfrentar os desafios dos desastres naturais e salvar vidas.

Participe! Sua ajuda é essencial para a proteção da nossa cidade. Faça parte desta iniciativa e ajude a salvar vidas. #DefesaCivilBelfordRoxo #Voluntariado #SalveVidas

Leia mais

Traficante que matou homem é preso em Belford Roxo

Traficante que matou homem é preso em Belford Roxo

O traficante Marcos Vinicius Santos de Azevedo, também conhecido como ‘Vinicinho’, foi preso em Belford Roxo nesta segunda-feira (19). Segundo investigações…
Belford Roxo: Polícia fecha laboratório clandestino de anabolizantes

Belford Roxo: Polícia fecha laboratório clandestino de anabolizantes

Na última quinta-feira (15), a Polícia Civil fechou um laboratório clandestino que fabricava anabolizantes dentro de uma loja de suplementos em…
Tiroteio com Balas Traçantes em Santa Teresa, Belford Roxo

Tiroteio com Balas Traçantes em Santa Teresa, Belford Roxo

Santa Teresa em Belford Roxo está sob intensa ação policial desde o início da madrugada. Imagens de um tiroteio com balas…