- 28
Idosos de Belford Roxo fazem curso sobre alimentação
O projeto Viver Bem a Nova Idade foi lançado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome (Semascf) de Belford Roxo. O objetivo é promover a educação alimentar e nutricional para idosos.
A iniciativa é gratuita e destinada aos frequentadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Apoio à Pessoa Idosa (API), no Bairro Xavantes.
Educação Alimentar e Nutricional
Os idosos participantes terão 10 aulas sobre Educação Alimentar e Nutricional. As aulas serão ministradas por técnicos especializados da Semascf.
Após um mês no API, o projeto será levado para outros equipamentos administrados pela Semascf, garantindo acesso às orientações nutricionais para mais idosos.
Garantia de Direitos e Envelhecimento Saudável
A nutricionista Juliana Richa, responsável pelo projeto, destacou que a iniciativa é baseada no Censo Demográfico de 2022. Mais de 22 milhões de brasileiros têm idade acima de 65 anos.
O projeto visa contribuir com o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), priorizando a saúde dos idosos e promovendo uma alimentação saudável.
Depoimentos e Participação
A secretária municipal Clarice Santos enfatizou a importância da qualidade nutricional na alimentação para a saúde. Ela expressou felicidade com a implementação do projeto.
Aparecida Lopes da Silva, de 60 anos, afirmou que participará de todas as aulas e que já pratica educação alimentar. Ela espera aprender mais para ensinar sua família.
Módulos de Estudo
As primeiras aulas serão divididas nos seguintes módulos:
- Apresentação do Projeto
- Higienização Correta das Mãos e dos Alimentos
- A importância da Proteína na Terceira Idade
- Sal e Açúcar na Terceira Idade e seus Malefícios
- Cores dos Alimentos e seus Nutrientes
- Carboidratos na Terceira Idade
- Saladas, Vegetais e Frutas na Alimentação
- Alimentos Industrializados: Substituições Saudáveis
- Gorduras: Como, Quando e Onde Usar
- Água para Nutrir
Equipe do Projeto
Além de Juliana Richa, integram a equipe do projeto a superintendente Carla Fernandes, o coordenador Cláudio Barros Soares Calçada e a técnica operacional Ana Paula Costa Cardoso.
Hashtags: #AlimentaçãoSaudável #TerceiraIdade #BelfordRoxo