III Maricá em Dança na Orla do Marine

III Maricá em Dança na Orla do Marine

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu no sábado (27/04) o III Maricá em Dança, na Orla do Marine, em São José do Imbassaí. Ao todo, 20 companhias de dança participaram do evento, sendo 19 de Maricá e uma de Niterói, totalizando cerca de 100 bailarinos.

Nas encenações, adaptações de “O Mágico de Oz”, “Fadinhas Encantadas”, “Jurassic Park”, “Amigas de Clara”, “Allegrete”, “Camponesas”, “Paysant”, “K-pop”, “Los Vino”, “Eu Mereço Mais”, entre outras.

Declarações e Participação

  • O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, destacou a importância do evento para a comunidade artística e cultural.
  • A professora solo Letícia Almeida ressaltou a valorização da cultura e do potencial artístico de Maricá.
  • A primeira-dama Rosana Horta elogiou a dedicação dos artistas e a oferta cultural da Prefeitura.

“Fazemos o nosso festival de dança, convidamos as companhias de fora, o bailarino, o artista de dança, o fazedor de cultura e de dança e todos ficam com suas datas de comemoração e de fomentação da sua arte. É uma forma das pessoas estarem mostrando para a sociedade o que fazem no dia a dia, nas suas companhias”, explicou o secretário, que por cerca de 30 anos viveu da arte e contribuiu como professor e coordenador de dança.

Entre as participantes, estava a professora solo, Letícia Almeida, que mantém um projeto social de dança cigana para todos no Caxito, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac). “Além de dar visibilidade ao projeto, aos professores e as companhias, um evento como esse mostra que Maricá pode e tem potencial de cultura, o que tem acessível e disponível para o público ofertado pela Prefeitura”, disse a profissional que atua na área há 25 anos. Para o espetáculo, a moradora do Caxito fez uma apresentação de dança cigana com várias fusões, tango com cigano e country com cigano e rumba.

Prestigiando o evento, a primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, se emocionou ao ver as apresentações. “Estou muito feliz, porque quem me conhece sabe que as minhas tardes são de pagode e samba, mas hoje eu fiquei ali vendo uma peça linda. A dança acontece em Maricá porque ela está nos nossos corações, assim como a música. Cultura é isso. Então, temos esse visual lindo da lagoa e a oportunidade de ver o povo dançando. Muito obrigada a cada um de vocês pela dedicação e ao secretário por oferecer isso para o nosso povo. Está muito lindo”, elogiou.

Dia Internacional da Dança

Nesta segunda-feira (29/04), a Secretaria de Cultura dá continuidade às comemorações pelo Dia Internacional da Dança com a participação de todos os bailarinos da cidade a partir das 17h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, em frente à Casa de Cultura.

“Vamos ocupar a Casa de Cultura com os nossos bailarinos que atuam como professores no Maricá das Artes. Vai ter bailarinos dançando nas janelas da casa de cultura, além de aulas de dança abertas à população”, concluiu o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.

Leia mais

Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart celebra 10ª edição

Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart celebra 10ª edição

O Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart, realizado pela Prefeitura de Maricá, reconheceu, em sua 10ª edição, as ações de mulheres…
CPI do Mumbuca: Investigação protocolada na Câmara

CPI do Mumbuca: Investigação protocolada na Câmara

Vereador Ricardinho Netuno protocolou um pedido de investigação para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nesta segunda-feira (18/11). A…
Apagão deixa Niterói, São Gonçalo e Maricá sem luz

Apagão deixa Niterói, São Gonçalo e Maricá sem luz

Moradores de Niterói, São Gonçalo e Maricá enfrentam dificuldades após um apagão que atingiu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro…