- 20
Itaboraí recebe oficina de capacitação para vigilância do câncer relacionado ao trabalho
Itaboraí recebeu, nesta quinta-feira (11/04), uma oficina de capacitação para vigilância do câncer relacionado ao trabalho, resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O evento ocorreu na Comunidade Batista de Itaboraí (CBI), no Centro, com a participação de profissionais de saúde de diversos segmentos.
O objetivo foi capacitar e sensibilizar os profissionais quanto aos casos de câncer ocupacional, além de treiná-los na identificação e registro do histórico ocupacional dos pacientes. Também foram discutidas estratégias coletivas para a implementação de ações preventivas.
Público-Alvo e Participação
- Profissionais da Vigilância em Saúde;
- Equipes da Estratégia de Saúde da Família;
- Técnicos dos setores de regulação;
- Representantes da CISTT Estadual;
- Profissionais da Saúde do Trabalhador de outros municípios, como São Gonçalo, Tanguá e Maricá.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, participou da abertura e enfatizou a importância da disseminação de informações para o combate ao câncer. “Acredito que a informação acelera o combate à doença. Por isso, é crucial divulgar o máximo de conhecimento possível para prevenir casos”, destacou.
A oficina abordou agentes cancerígenos presentes em ambientes de trabalho, como o amianto, a sílica, o benzeno, metais pesados, radiação ionizante e agrotóxicos. O efeito desses agentes pode ser potencializado pela exposição a outros fatores de risco, como poluição ambiental, dieta inadequada e tabagismo.