- 24
Maricá: Atividades Relacionadas ao Mês de Junho Violeta
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promove nesta terça-feira (25/06) uma série de atividades relacionadas ao mês de Junho Violeta (Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa). O evento acontece na Casa do Idoso de Santa Paula, a partir das 8h30, e incluirá peça de teatro, palestra e dinâmica para o público.
Evento na Casa do Idoso de Santa Paula
O evento será realizado na Casa do Idoso de Santa Paula, localizada na Rua E, nº 867, dentro do Setor B do Condomínio Santa Paula, em Maricá. Além das atividades culturais e educativas, haverá uma roda de conversa sobre cuidados com o idoso e um coffee break para os participantes.
Junho Violeta
Como forma de alertar para a violência contra a pessoa idosa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu junho como o mês de sensibilização da sociedade sobre o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, conhecido como Junho Violeta. O objetivo é disseminar a compreensão da violência como uma violação aos direitos humanos, promovendo um envelhecimento saudável, tranquilo e digno.
Sobre a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade de Maricá tem como missão assegurar os direitos sociais dos idosos do município. A secretaria disponibiliza quatro casas e oito núcleos que oferecem diversas atividades inclusivas, como oficinas, terapias, passeios e bailes. Entre as oficinas oferecidas estão dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga e fuxico, entre outras.
Os cursos gratuitos são destinados a pessoas a partir de 50 anos, e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria, na Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As atividades são realizadas nos polos do Centro, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra e Santa Paula.
Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685. Os candidatos devem apresentar cópias de identidade, CPF, atestado médico original e cópia (apenas para atividades físicas), uma foto 3×4 e comprovante de residência no ato da inscrição.
—
“A promoção do Junho Violeta visa conscientizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa, promovendo um envelhecimento digno e saudável.”