- 32
Maricá: Prefeitura inicia o uso do fumacê em áreas estratégicas para combater à dengue
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está fortalecendo as ações contra a dengue na cidade e passará a utilizar a partir desta quarta-feira (20/03) o veículo conhecido como “fumacê”, que percorrerá áreas com mais casos notificados aplicando o inseticida de ultra baixo volume (UBV). As ações acontecerão no Centro, em São José do Imbassaí e em Itaipuaçu, eliminando o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Lembrando que o fumacê é indicado apenas em situações epidêmicas ou de elevado número de casos, por isso o seu uso ocorre somente em regiões específicas. As medidas preventivas seguem como a estratégia mais eficaz de enfrentamento à doença.
Agenda das Aplicações do Fumacê
Na quarta-feira (20), a área do Centro será o foco da iniciativa, com a aplicação do produto nas localidades Parque Eldorado, Pedreiras e no entorno do Boqueirão. Nessas regiões, o fumacê retorna nos dias 27/03 e 03/04 para intensificar o cuidado. Na quinta-feira (21), São José do Imbassaí receberá o veículo, com dispersão do inseticida próximo à passarela principal do bairro e no Marine. O veículo volta a passar no bairro nos dias 28/03 e 04/04.
Na sexta-feira (22), as atividades do fumacê chegam aos bairros Jardim Atlântico Central, Jardim Atlântico Oeste e Praia de Itaipuaçu, percorrendo áreas de alerta, como as ruas Georgilei Rodrigues (antiga 33) e Governador Leonel de Moura Brizola (antiga 35). Pela extensão do bairro, a ação retorna a esses espaços nos dias 25, 29, 01/04, 05/04 e 08/04.
A Importância da Prevenção
Micheli Ferreira, coordenadora de Vigilância em Saúde do município, explicou os critérios para a utilização do fumacê e ressaltou que as medidas preventivas são as mais efetivas.
- O protocolo de uso do fumacê será dividido em 3 ciclos de aplicação, com 3 semanas sequenciais.
- Os locais que receberão essa ação são os com um quantitativo mais elevado de casos notificados e podem ser revisados.
- As áreas indicadas são pontos de referência, mas o trabalho será mais amplo, por não se limitar a essas ruas e pelo alcance do fumacê.
Atividades preventivas continuam em Maricá, com a intensificação do ciclo de vistoria aos imóveis, campanhas de conscientização, e a Central 156 pronta para receber denúncias de possíveis focos. Além disso, a população deve evitar água parada e estar atenta aos sintomas da dengue. Os polos de atendimento exclusivos para casos suspeitos oferecem assistência médica.