- 50
Núcleo de Ostomizados dobra atendimento em São Gonçalo
Mais de mil gonçalenses que precisam de cuidados especiais após passarem por uma ostomia são atendidos no Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada, no Centro. No local, os pacientes têm consultas médicas e técnicas periódicas, além da dispensação das bolsas de colostomia e produtos usados para a sua manutenção, durabilidade e limpeza.
O número de cadastrados e a distribuição das bolsas de colostomia no núcleo dobraram desde o início da gestão do prefeito Capitão Nelson. Em 2021, eram 600 cadastrados e 450 retiravam as bolsas e materiais para a manutenção. Neste ano, são 1.135 cadastros e mais de 900 usuários retiram as bolsas.
Ostomizados e a Importância do Cuidado Especializado
- Consulta médica e técnica periódica
- Dispensação de bolsas de colostomia e produtos de manutenção
- Orientação completa aos pacientes iniciantes
Os pacientes que chegam ao espaço pela primeira vez recebem toda a orientação necessária, como ter ciência dos profissionais disponíveis, os produtos a que têm direito e o entendimento do que é o estoma e como cuidar dele em casa.
A diarista Célia Sueli Guimarães da Costa, de 64 anos, esteve no núcleo após passar por uma cirurgia no reto no último dia 12 de abril. “Não esperava por um atendimento desse na rede pública… Eu estava perdida. Não sabia por onde começar e o que fazer”, contou Célia.
Atendimento Multiprofissional e Autonomia do Paciente
- Clínica Geral
- Enfermagem especializada em Estomaterapia
- Psicologia, Nutrição e Fisioterapia
O atendimento e acesso aos materiais são realizados após consulta com a assistente social e avaliação de enfermeiro. Durante o tratamento, estimulamos a autonomia e o autocuidado.
“Damos tratamento digno para todos os pacientes moradores de São Gonçalo que precisam das bolsas de colostomia ou de urostomia. Sabemos que não é fácil lidar com a situação – tanto financeiramente quanto emocionalmente. E, por isso, disponibilizamos os profissionais necessários e os materiais.”
Para a retirada dos materiais, além do paciente, outras três pessoas indicadas por ele na ficha de cadastro podem fazer a retirada.
Ostomizados e Diferenças entre Colostomia, Ileostomia e Urostomia
- Colostomia: Liga o intestino grosso diretamente à parede do abdômen, permitindo a saída das fezes para a bolsa.
- Ileostomia: Liga o intestino delgado à parede abdominal, também permitindo a saída das fezes para a bolsa.
- Urostomia: Exteriorização dos condutos urinários através da parede abdominal.
Para o cadastro, é necessário levar os seguintes documentos com cópias no dia do atendimento:
- Identidade
- CPF
- Comprovante de residência (últimos 3 meses)
- Cartão do SUS
- Laudo médico com CID
- 2 fotos 3×4