- 22
Polícia Federal prende secretário de Educação de Belford Roxo
Em uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, o Secretário de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo, foi preso nesta terça-feira (9/7).
Pesa contra ele a gravíssima acusação de uma velha e nefasta prática de corrupção política: o desvio de verbas destinadas à merenda escolar das crianças da cidade.
A operação tem comando federal por se tratar, sobretudo, de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Desse modo, a investigação aponta um esquema criminoso que desviou cerca de R$ 6 milhões dos cofres públicos.
Agentes públicos e empresas em conluio
Segundo a PF, agentes públicos da Secretaria de Educação, em conluio com empresas fornecedoras de merenda escolar e seus dirigentes, articularam um esquema de pagamentos superfaturados.
Para isso, usavam documentação falsa utilizada para justificar os valores exorbitantes repassados às empresas em troca de propina.
A investigação revelou, em suma, que o dinheiro desviado tinha como objetivo o pagamento de propina aos agentes públicos envolvidos no esquema. Na casa de um dos investigados, houve a apreensão de 300 mil Euros em espécie, correspondentes a cerca de R$ 1,8 milhão.
Dessa forma, ficou evidente a magnitude do esquema de corrupção que grassava na secretaria de Educação.
Em resumo, os investigados vão responder pelos crimes de uso de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.
Fonte: Folha do Leste