Voltar ao Topo

Prefeitura de Maricá leva ação de saúde à aldeia indígena

Prefeitura de Maricá leva ação de saúde à aldeia indígena
Secretarias de Saúde e de Proteção Animal se juntaram à Fiocruz para examinar moradores e cães da comunidade, em São José do Imbassaí.

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Saúde e de Proteção Animal e em parceria com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), promoveu nesta segunda-feira (06/05) uma ação de saúde na aldeia indígena Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. As equipes passaram o dia na comunidade realizando testagens para doenças como sífilis, HIV e as hepatites B e C, e também examinaram os cerca de 50 cães que vivem no local.

Todos os moradores da aldeia foram convocados a participar da ação, que se concentrou no posto médico que fica na entrada da comunidade. O primeiro a ser atendido foi Darcy Tupã, um dos líderes locais. Segundo ele, as famílias que vivem ali já aguardavam por esta ação.

“É uma forma de prevenir a vida e a saúde da nossa comunidade, e também dos nossos bichos. Nós vivemos diretamente com eles e estamos expostos. Fico grato a todos que vieram cuidar de nós”, declarou Darcy.

Micheli Ferreira, coordenadora da Vigilância em Saúde do município, ressaltou o impacto da iniciativa para o bem-estar dos indígenas, unindo prevenção e testagem contra as IST.

“Nessa mobilização coletiva, os profissionais da Secretaria de Saúde e da Fiocruz se uniram para promover a saúde na Aldeia Mata Verde Bonita. Com isso, oferecemos testes rápidos para as IST e orientações preventivas voltadas à qualidade de vida no local. Isso é fundamental para prevenir doenças que podem impactar o cotidiano dos indígenas e reforça que a Saúde é para todos”, afirmou.

De acordo com a chefe do ambulatório de Hepatites Virais da Fiocruz, Lia Lewis, os exames foram coletados para o diagnóstico e, em caso positivo, haverá acompanhamento dessas doenças.

“Muitas delas são curáveis e às vezes a pessoa nem sabe que tem. Por isso é preciso testar todos e oferecer o acesso ao diagnóstico e ao tratamento quando for necessário. É um trabalho de caráter primordialmente assistencial”, explicou a médica.

Siga-nos

Mais lidas

maio 17, 2024

Arena Porto do Rosa recebe Taça das Comunidades

A terceira rodada da Taça das Comunidades de Futebol Society de São

maio 17, 2024

São Gonçalo: Pescadores retiram 50 toneladas de resíduos…

Cerca de 50 toneladas de resíduos foram recolhidas da Baía de Guanabara

maio 17, 2024

Itaboraí inaugura escola com capacidade para quase mil…

Mais um dia marcante na transformação da Educação no município de Itaboraí.