Projetos culturais da Lei Paulo Gustavo ganham vida em Japeri

Projetos culturais da Lei Paulo Gustavo ganham vida em Japeri

Pintura em tela, canto coral, crochê, dança e teatro estão entre as oficinas oferecidas aos moradores de Japeri, por meio da Lei Paulo Gustavo. A Prefeitura de Japeri apoia os fazedores de cultura e suas atividades, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Os editais ‘Japeri nas Telas’ e ‘Cultura em Ação’ fornecem a assistência necessária para a execução das atividades que contribuem para promover iniciativas culturais e audiovisuais. Esses projetos são realizados por fazedores de cultura do município, em espaços públicos como a Biblioteca Municipal, o Centro Cultural e em ONGs da cidade, como o Instituto Mover Vidas e o Grupo Código.

Projetos Culturais em Destaque

  • Um dos fazedores de cultura contemplados é o artista Uel Fragha, que estreia o espetáculo de comédia stand-up “Uelcome” no Espaço Código.
  • O Secretário Municipal de Cultura de Japeri, Jorge Braga Jr., destacou a relevância dos projetos culturais do município realizados através da Lei Paulo Gustavo.

Segundo ele, já estão acontecendo no município, 38 projetos de audiovisual em fase de produção, além de 25 projetos através do “Cultura em Ação” com oficinas, apresentações e eventos, todos gratuitos para a população.

Atividades Culturais em Andamento

  • O Projeto “A História da Sociedade dos Lavradores e Posseiros da Pedra Lisa – Japeri” visa fazer um documentário de média-metragem, registrando os depoimentos de moradores de Pedra Lisa.
  • A Oficina de Canto e Coral é uma iniciativa que visa impactar positivamente a sociedade ao oferecer uma atividade construtiva para crianças e adolescentes.
  • O Projeto “Floresça por Onde For” louva a Deus através da dança e do teatro, unindo fé, arte e inclusão.

Como a cultura não pode parar, estão acontecendo também diversas outras oficinas para capacitar e gerar renda para mulheres e fortalecer a cultura do artesanato no município, além de projetos dedicados à cultura do hip-hop e à videodança.

Serviço: Apresentações de Uel Fragha

Dia 9, no Centro Cultural Dep. Luiz Eduardo Maron de Magalhães, no Mucajá, às 19h30; dia 11, no Instituto Superar, em Japeri, também às 19h30; e dia 16, na Biblioteca Municipal de Japeri, às 18h30.

Acompanhe e saiba mais sobre todos os projetos em execução pelas redes sociais da Secretaria da Cultura @culturajaperi ou pelo site www.culturajapei.rj.gov.br.

Leia mais

Prêmio Belém em Japeri: Reconhecimento aos Agentes do Setor Audiovisual

Prêmio Belém em Japeri: Reconhecimento aos Agentes do Setor…

A Prefeitura de Japeri abriu as inscrições para o Prêmio Belém, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura voltada para premiar…
Aniversário de 33 anos de Japeri é marcado por shows

Aniversário de 33 anos de Japeri é marcado por…

O aniversário de 33 anos de Japeri foi uma celebração espetacular, repleta de shows e entretenimento. A programação eclética contou com…
Japeri – A Importância do Turismo para Alunos

Japeri – A Importância do Turismo para Alunos

A importância do turismo é fundamental para o desenvolvimento cultural e educacional dos alunos da Escola Municipal Pedra Lisa. A Prefeitura…