- 14
São Gonçalo se prepara para a celebração de Corpus Christi
O município de São Gonçalo já se prepara para receber o maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina. Pelo terceiro ano consecutivo, a confecção dos tapetes será iniciada às 7h do próximo dia 30, data em que será celebrada a festividade católica. Mais de 600 servidores da Prefeitura de São Gonçalo estarão envolvidos na celebração, cuja expectativa é receber mais de 100 mil pessoas ao longo de todo o dia.
Serão utilizados, aproximadamente, 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, além das 52 toneladas de sal. Todos os materiais são necessários para os 238 tapetes, que são um Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. Os tapetes serão expostos da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro.
Temas dos tapetes e programação
Neste ano, os temas dos tapetes são: Eucaristia – alimento da vida de oração, Ano da Oração (caminho de preparação para o Ano Jubilar), Sínodo, partindo do tema da Campanha da Fraternidade (paz, reconciliação, encontro e ecologia), além dos tradicionais desenhos dos padroeiros das paróquias.
Enquanto os voluntários trabalham na preparação dos tapetes, bandas estarão tocando louvores, das 8h às 10h30, no palco que será montado em frente à Paróquia São Gonçalo de Amarante, no bairro Zé Garoto.
Às 14h, serão retomados os cânticos católicos no palco para todos aqueles que tiverem visitando os tapetes. Em seguida, às 16h, começará a Santa Missa, sob a presidência do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula.
Após a Santa Missa, os fieis irão percorrer aproximadamente dois quilômetros, até chegarem ao SESI, onde haverá a bênção.
Recomendações e solidariedade
É recomendado que todos os participantes da solenidade estejam bem alimentados e hidratados, com roupas leves e devidamente medicados. Ambulâncias estarão em pontos estratégicos para qualquer eventualidade.
Solidariedade – A Paróquia São Gonçalo convida a todos os participantes da festividade a levarem alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para famílias cadastradas nas atividades sociais das igrejas do município. Serão dispostas quatro tendas, que estarão identificadas nas seguintes localidades: Casa das Artes, no pátio da Paróquia São Gonçalo, no estacionamento da antiga sede da Prefeitura de São Gonçalo e na Praça Dr. Luiz Palmier. Ao final do evento os itens serão separados e entregues aos responsáveis pela distribuição.