- 22
Visita do Prefeito Axel Grael ao Canal de São Lourenço
Um novo capítulo na história do porto de Niterói está prestes a começar. Nesta segunda-feira (01), em preparação para o início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, o prefeito Axel Grael realizou uma vistoria em pontos chave da reforma. Por meio da reforma, a Prefeitura tem como objetivo ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói e impulsionar a produção dos setores e geração de empregos.
Na terça-feira (02), a cidade receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma cerimônia de início das atividades.
Importância da Dragagem
A dragagem do canal tem grande significado para a região. O prefeito Axel Grael comentou sobre o futuro da indústria e dos setores que serão beneficiados com o investimento.
“A dragagem do Canal de São Lourenço é fundamental para a competitividade da indústria naval de Niterói. Nós temos o maior parque industrial/naval do país, mas que, hoje, tem como grande dificuldade a logística e o acesso das grandes embarcações.”
A gestão portuária é de responsabilidade federal, mas a Prefeitura, em colaboração com o governo, resolveu assumir os investimentos. Serão R$ 138 milhões de investimento só na dragagem. Como resultado, o Porto vai operar em melhores condições de trabalho e gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Desassoreamento e Impacto Ambiental
Com prazo de conclusão de 15 meses, o desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de 7m para 11m a sua profundidade. As alterações no espaço permitirão o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore.
A Prefeitura de Niterói custeou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) com um investimento de R$772 mil para a garantia de realização dos trabalhos.
Estudo Minucioso
O estudo levou em consideração diversos aspectos, desde a geologia até a fauna marinha, visando entender a acessibilidade aquaviária na região sem prejudicar o meio ambiente. Também foram analisados aspectos econômicos e sociais do entorno.