- 30
UMEI da Ponta D’Areia deve ser inaugurada em maio
O bairro da Ponta D’Areia está prestes a receber uma nova unidade da rede municipal de Educação. Nesta sexta-feira (03), o prefeito Axel Grael, ao lado do secretário municipal de educação, Bira Marques, acompanhou uma vistoria na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) que será inaugurada ainda em maio. A previsão é que a nova escola abra cerca de 120 vagas.
Localizada ao lado da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, a UMEI será um complemento ao sistema de educação para crianças na região. Agora, além das aulas para o ensino fundamental, que conta com 192 alunos, e da UMEI de Portugal Pequeno, as famílias vão poder contar com o apoio da nova creche. O investimento é de R$2,8 milhões. O prefeito Axel Grael, que acompanhou o processo das obras desde a ordem de início, comentou sobre a importância do aumento estratégico das escolas na cidade.
Detalhes da nova UMEI
A unidade terá seis salas, das quais cinco serão destinadas para aulas gerais e uma será equipada com recursos multidisciplinares. Realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA), a obra ainda conta com:
- Amplo refeitório, equipado com cozinha e despensa
- Área verde
- Quadra
- Recursos de acessibilidade
Recentemente, foram concluídas a instalação da estrutura metálica e o emboço do último pavimento, que, neste momento, recebe a colocação de revestimentos internos e o trabalho de pintura.
Mudanças na rede municipal
O secretário de educação, Bira Marques, explicou mais sobre as mudanças na rede municipal.
“É muito gratificante dar conta do compromisso que fizemos de ampliar a oferta de vagas nesta região. Além da Ponta D’Areia, outros bairros de Niterói também serão contemplados com novas unidades, como Jurujuba, Barreto e Fonseca. Além disso, também homologamos nosso concurso público para aumentar o número de profissionais da educação pública de Niterói. Estamos avançando e tenho certeza de que estamos cada vez mais próximos de garantir que nenhuma criança da nossa cidade fique fora da escola!”, prevê o secretário.
Além desta unidade, as obras da UMEI de Jurujuba estão em fase de acabamento final. A unidade terá 140 vagas para a cidade de Niterói e será inaugurada neste mês de maio com acessibilidade, estrutura adaptada a padrões de sustentabilidade, placas de energia solar, elevador, sala de multimeios e muito mais.
Também será inaugurada ainda este mês a UMEI do Barreto, com 250 vagas para a Educação Infantil. O espaço também abrigará um centro de treinamento para os Jogos Escolares de Niterói (JEN). A ideia é fortalecer a participação da Rede Municipal de Educação na competição, além de oferecer um treinamento de alta performance para formar futuros atletas. O centro também será um polo de tecnologia e conhecimento, com clube de robótica, de matemática e ciências para investir na garotada, e um centro de formação continuada para os profissionais de educação de Niterói.
A Zona Norte também receberá uma nova UMEI no Fonseca. O imóvel, onde funcionava uma escola privada, está sendo reformado para atender, em tempo integral, mais 120 estudantes da rede municipal.