- 31
Defesa Civil de Belford Roxo abre cadastro para voluntários
As últimas enchentes no Rio Grande do Sul chamaram a atenção de vários municípios pelo país. Em Belford Roxo, a Secretaria Municipal de Defesa Civil abriu inscrições para voluntários. O objetivo é atuar na cidade em caso de desastres ambientais como os das últimas chuvas de janeiro e fevereiro, que afetaram mais de 30 mil pessoas e deixaram um rastro de destruição.
Como se inscrever como voluntário
Com o lema: “Salve vidas, seja voluntário na Defesa Civil”, a iniciativa busca sensibilizar as pessoas para aumentarem o número de voluntários na cidade. Para se inscrever, clique no link e preencha o cadastro com nome, gênero, email, número do celular, endereço, data de nascimento e, em um breve texto, relate se possui alguma experiência em busca de salvamento e ações de Defesa Civil. Em seguida, leia o artigo 1º da lei 9.608/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário, e escreva “sim” ou “não” abaixo do texto.
Cursos e treinamentos oferecidos
Os inscritos terão acesso a cursos presenciais e on-line de primeiros socorros e de busca e salvamento. A previsão é que as aulas comecem em junho. “Temos que nos preparar sempre, pois as mudanças climáticas são constantes”, disse Cristiano Nogueira, secretário municipal de Defesa Civil. Ele destacou que a união das pessoas no Rio Grande do Sul tem conseguido salvar muitas vidas, e a mesma estratégia pode ser aplicada em Belford Roxo.
Para reforçar a atuação, a Defesa Civil de Belford Roxo conta com 150 servidores e duas bases do Núcleo de Proteção Comunitário, localizadas nos bairros Babi e Parque São José. Essas bases são essenciais para agilizar o atendimento em diversos casos de emergência.
- Inscrição: Clique no link e preencha o cadastro.
- Cursos: Primeiros socorros e busca e salvamento (presenciais e on-line).
- Início das aulas: Previsto para junho.
- Bases de atendimento: Babi e Parque São José.
O secretário Cristiano Nogueira destacou a importância dos núcleos para agilizar o atendimento em diversos casos. “Precisamos de muitos voluntários, pois constantemente temos chuvas e desastres naturais. Contamos com o apoio da população para se cadastrar e ajudar a Defesa Civil, pois o trabalho é constante”, finalizou Cristiano, destacando que os bairros mais afetados pelas últimas enchentes foram Babi, Cantão, Itaipu, Santa Maria, Parque Amorim, Vale do Ipê e Heliópolis.
Os interessados em contribuir podem acessar o link e seguir os passos indicados para o cadastro. A atuação voluntária é amparada por lei, garantindo que as atividades sejam realizadas de forma organizada e eficaz. A união da comunidade é fundamental para enfrentar os desafios dos desastres naturais e salvar vidas.
Participe! Sua ajuda é essencial para a proteção da nossa cidade. Faça parte desta iniciativa e ajude a salvar vidas. #DefesaCivilBelfordRoxo #Voluntariado #SalveVidas