Visita do Prefeito Axel Grael ao Canal de São Lourenço

Visita do Prefeito Axel Grael ao Canal de São Lourenço

Um novo capítulo na história do porto de Niterói está prestes a começar. Nesta segunda-feira (01), em preparação para o início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, o prefeito Axel Grael realizou uma vistoria em pontos chave da reforma. Por meio da reforma, a Prefeitura tem como objetivo ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói e impulsionar a produção dos setores e geração de empregos.

Na terça-feira (02), a cidade receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma cerimônia de início das atividades.

Importância da Dragagem

A dragagem do canal tem grande significado para a região. O prefeito Axel Grael comentou sobre o futuro da indústria e dos setores que serão beneficiados com o investimento.

“A dragagem do Canal de São Lourenço é fundamental para a competitividade da indústria naval de Niterói. Nós temos o maior parque industrial/naval do país, mas que, hoje, tem como grande dificuldade a logística e o acesso das grandes embarcações.”

A gestão portuária é de responsabilidade federal, mas a Prefeitura, em colaboração com o governo, resolveu assumir os investimentos. Serão R$ 138 milhões de investimento só na dragagem. Como resultado, o Porto vai operar em melhores condições de trabalho e gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Desassoreamento e Impacto Ambiental

Com prazo de conclusão de 15 meses, o desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de 7m para 11m a sua profundidade. As alterações no espaço permitirão o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore.

A Prefeitura de Niterói custeou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) com um investimento de R$772 mil para a garantia de realização dos trabalhos.

Estudo Minucioso

O estudo levou em consideração diversos aspectos, desde a geologia até a fauna marinha, visando entender a acessibilidade aquaviária na região sem prejudicar o meio ambiente. Também foram analisados aspectos econômicos e sociais do entorno.


Leia mais

VÍDEO: Flagrante de Vandalismo na Pedra da Baleia em Niterói

VÍDEO: Flagrante de Vandalismo na Pedra da Baleia em…

Pichadores foram flagrados cometendo vandalismo na famosa Pedra da Baleia em Niterói, gerando indignação entre os moradores locais. O ato, registrado…
Porto Alegre corre risco de novas enchentes

Porto Alegre corre risco de novas enchentes

Porto Alegre está novamente em alerta devido às fortes chuvas, o que levanta preocupações sobre o risco de novas enchentes. A…
Dia Mundial Sem Carro: MetrôRio Lança Calculadora de Emissão de Gases de Efeito Estufa

Dia Mundial Sem Carro: MetrôRio Lança Calculadora de Emissão…

No Dia Mundial Sem Carro, o MetrôRio apresentou uma nova ferramenta em parceria com a WayCarbon, com o objetivo de incentivar…